quinta-feira, 27 de julho de 2006

Uma explicação

Oi pessoal!

Algumas pessoas têm me pedido explicações sobre o nome do meu blog. Entao aí está.

Pompeu, general romano, que viveu de 106-48 aC, durante a preparação para suas guerras, ao perceber que seus marinheiros ficavam amedrontados e que se recusavam a embarcar para a viagem dizia:
"Navigare necesse; vivere non est necesse"
Depois de muito tempo, a escola de Sagres utilizaria a mesma frase como divisa motivadora para o espírito aventureiro dos lusitanos que se lançavam ao mar durante a expansão européia, que se iniciava no século XIII, perdurando até o século XVI.
"Navegar é preciso, viver não é preciso.”
Contudo, foi Fernando Pessoa quem a tornou célebre e imortal e, em minha opinião, deu um novo sentido a ela ao usar o verbo precisar não na acepção de necessitar (como, erroneamente, quase todos o fazem), mas no sentido correto de exatidão.

"A Navegação é uma ciência exata, em comparação com a Vida, que sabemos onde começa e jamais onde termina!"

Concordo com ele. A vida não é nem pode ser uma ciência exata; não há precisão no viver. Sua dinâmica é tão arrebatadora que nossos momentos tendem sempre a ser únicos. Parecidos às vezes, mas únicos sempre. Essa imprecisão é o tempero da vida. É o seu brinquedo mais amado, que ela usa pra nos fazer agir e sentir, querer e buscar, crescer e expandir.
Quando compreendermos isso, se for possível compreender, poderemos pensar em nos lançar nessa imensidão que é a prória vida.

Vou deixar com vocês o texto na íntegra, deliciem-se!

Um comentário:

Anônimo disse...

Di,
Finalmente estive em seu Blog...
Estou encantada... Na verdade, isso não é novidade, pq vindo de vc, só podia estar o máximo...Tenho mto orgulho de ser sua grande amiga...
Bjos no coração, Dal