terça-feira, 3 de abril de 2007

O povo não sabe de Deus

Assisti a uma palestra com Rubem Alves sobre seu novo livro "Perguntaram se eu acredito em Deus". Como não poderia deixar de ser, fiquei embevecido com suas palavras e seus conceitos sobre Deus e Suas manifestações na vida do homem, tanto quanto as manifestações do homem na vida de Deus.
Penso que a forma como vemos Deus precisa ser desconstruída e novamente erguida sobre novos pilares feitos de liberdade de pensamento, simplicidade das relações (homem/Deus) e intimidade das relações..
Mas o que mais me chamou a atenção, em todo o tempo, não foram as palavras agradáveis e por vezes ferinas do Rubem a respeito do assunto, mas, sim, a forma como as pessoas sorviam o que ele dizia. Não foram poucas as vezes que senti (desculpem-me a pretensão) que as pessoas aplaudiam, riam ou consideravam engraçadas coisas das quais elas não entendiam muito bem o significado. Melhor dizendo, as pessoas não conheciam Deus ou há muito deixaram de relacionar-se com Ele e perderam muito da profundidade das coisas que Rubem disse nesta noite.
Não sou senhor das consciências - muito longe disso - mas achei interessante que uma platéia de estudantes, professores, universitários, entre outros, conhecessem muito bem Friedrich Nietzsche , Fernando Pessoa e até autores da idade média, mas permaneciam impassíveis diante de uma leitura de um Salmo 23 na visão das ovelhas (quem lê entenda) ou mesmo que achem graça em um poema erótico que esteja descrito na Bíblia, como se um texto pagão houvesse sido introduzido ali a desafiar o puritanismo cristão dentro de seu livro mais sagrado, sem saber que ali está uma das mais belas histórias de amor de um rei por uma plebéia e que Deus ama o erotismo dessa união (como de todas as outras).
Não somos obrigados a ser teólogos por excelência, mas acho bom que pudéssemos conhecer o objeto da teologia em sua forma mais pura – DEUS.
As pessoas têm esquecido de Deus ou relegado sua importância na vida pessoal. E quando um autor renomado se apresenta escrevendo um livro que fala de uma relação intima com Deus muitos ficam ali parados olhando sem entender bem ou – pior - achando que entendem bem.
Acho que o povo tem aprendido muitas coisas nas academias do mundo, nos laboratórios e seus experimentos, nas saídas a campo pras pesquisas nossas de cada dia, mas não está sabendo a respeito de Deus.

Um comentário:

Unknown disse...

Estive assitindo essa palestra também, ou pelo menos acho que foi a mesma, e concordo quando você diz que as pessoas não estão " sabendo a respeito de Deus", e isso sim é muito preocupante.
As situações do dia-a-dia estão tomando um lugar de maior importância do que Aquele que criou tudo.