sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Até quando vamos esperar?

Hoje ouvi uma notícia triste que me deixou muito incomodado. A primeira morte por dengue na cidade de Ribeirão Preto. Não é possível que, em pleno século XXI, na era das comunicações imediatas, ainda tenhamos que sucumbir diante de um mal desses.

Não quero responsabilizar os governos, seja em que esfera for. A responsabilidade de deter o surto de dengue é completamente nossa – da população como um todo e de cada um em particular. Se cada um de nós fizer a sua parte, é certo que reduziremos a possibilidade de proliferação do mosquito e, consequentemente, da doença.

Há algumas semanas lancei (ou tentei lançar) no meu twitter (@dirceuaureliobh) uma ação de conscientização e informação das medidas que cada um pode tomar a fim de evitar que uma epidemia assole o país. Efeito pífio. Não vi qualquer menção de adesão das pessoas. Creio que as atenções voltadas para BBB11, novelas das nove, SPFW e a vida das famosidades têm drenado nossas energias e o pensamento insano de que “se o outro fizer eu não preciso fazer” tem servido de combustível para que a doença se prolifere cada vez mais.

Quando comecei a escrever este texto me lembrei da fábula/história de Ándrocles e o Leão. Diante da gravidade da situação ele não se intimidou e, a partir de uma pequena ação, o jovem pôde sanar a dor e o sofrimento do rei do animais. E isso lhe salvou a vida. Esta é a hora de tirarmos tempo para pequenas ações que, certamente, farão a diferença e evitarão notícias desagradáveis como as que estamos começando a escutar. Tudo depende de nosso envolvimento e comprometimento.

Um comentário:

Bruna Salis disse...

Dirceu, há uma coisa que não podemos nos esquecer: a reação do outro nem sempre será a reação que esperamos.
O que realmente importa é que você está fazendo a sua parte, plantando sua semente. E é mais importante ainda que você não desista diante do primeiro insucesso.

Muitas vezes uma semente frutificará depois de um longo tempo, pois o solo não estava preparado o suficiente para germinar.

Às vezes sinto o mesmo em relação ao meu outro twitter, o @ligue_100 . Às vezes fico me perguntando como um assunto tão grave, cuja solução é tão urgente, pode passar tão desapercebido diante de muitos. Chego a pensar em deixar de lado.

Aí, "magicamente" eu me recordo sobre a questão da semente e basta que apenas uma pessoa tenha sido beneficiada pela minha ação. Só isso já me faz esquecer todos os outros que ainda não estão "prontos" para as necessidades do mundo.

Oremos. O mundo tende à evolução, felizmente.

Beijocas,
Bruna.