quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Entre copos vazios e limões espremidos

Ridley Scott voltou ao espaço em grande estilo. Ontem assistindo Perdido em marte, me senti envolvido na trama como há muito não envolvia. Não vou contar detalhes, já que espero sua ida ao cinema para conferir por si mesmo. Mas não há como deixar de mencionar, o que para mim, é um dos pontos marcantes do filme. Como encarar uma situação onde TODAS, eu disse, TODAS as condições são contrárias? Abandonado, ainda que não intencionalmente, em um planeta, sem comunicação, provisões com tempo determinado para acabar e a possibilidade de resgate prevista para 04 anos depois.
A inteligência, o conhecimento e as habilidades do personagem são notáveis, mas nenhuma delas seria boa o suficiente se ele não tivesse dentro de si o otimismo desenfreado, que possibilitou seguir seu curso de ações.

Os otimistas têm uma tendência a fazer limonada dos limões, e, em seguida, ver o copo meio cheio em vez de meio vazio. É uma qualidade admirável, que pode afetar positivamente a saúde física e mental. Alguns otimistas consistentemente atribuem motivos benevolentes para os outros e interpretam situações da melhor forma possível; outros simplesmente dissociar seu humor interno de circunstâncias externas, não importa o quão pegajoso. Não tenho dúvida de que a mistura de uma visão positiva da vida com uma pequena dose de realismo, ou mesmo pessimismo, pode ser a melhor maneira de construir a resiliência e alcançar seus objetivos.

Nenhum comentário: