terça-feira, 20 de outubro de 2015

Somos todos ouvidos?

A maioria das pessoas tem procurado  aprender melhores habilidades de comunicação. Mas o que é descrito como problema de comunicação, geralmente, é um problema de escuta. A verdade é que nós não somos muito bons ouvintes; não sabemos (e não somos ensinados) como ouvir um ao outro, pelo menos não de uma maneira que realmente nos alimente em um nível profundo, e nos faz sentir ouvidos, compreendidos ou amados. Sabemos como ouvir com os ouvidos, mas não com o coração.

Penso que a experiência que os serem humanos mais anseiam e necessitam é a de serem escutados profundamente. Se há um ingrediente que determina se um relacionamento será ou não bem sucedido, esse ingrediente  é a escuta - o grau em que cada um dos parceiros se sente ouvido e verdadeiramente conhecido. Casais que podem ouvir uns aos outros de uma forma satisfatória geralmente tem sucesso, enquanto que aqueles que normalmente não o fazem tendem em falhar. Em última análise, só podemos nos sentir amado na medida em que nos sentimos escutados.

A comunicação é um processo de mão dupla. Muitas pessoas nem ouvem, nem entendem o que outra pessoa diz ou sente, porque simplesmente não sabem a diferença entre ouvir e escutar. Quando alguém está falando, elas dizem: "Ouvi o  que você está dizendo", em vez de: "Estou escutando o que você está dizendo." Na realidade, há uma enorme diferença entre ouvir e escutar.

Escutar requer mais que ouvir, ou seja, é necessário que a outra pessoa preste atenção ao que esta sendo dito, entenda do que se trata, perceba o que foi dito, sinta as palavras, guarde na memória o assunto, emita uma opinião, quando for necessário, leve em consideração os fatos apresentados e aja ou não em conformidade com o que foi falado. Em sua, precisamos reaprender o que significa realmente escutar. 

Nenhum comentário: