quinta-feira, 8 de março de 2018

Ô mente poluída!


Buda certa vez disse que nem nossos piores inimigos nos fariam tão mal quanto nossos próprios pensamentos. E eu pergunto: quem nunca foi traído pelo seu próprio pensamento em um desejo alucinante, um medo apavorante ou por uma vontade lascivamente gostosa qualquer?

Infelizmente, por alguns padrões impostos a nós, seja por grupos sociais ou grupos de crenças e valores, na maioria das vezes não somos honestos conosco e com nossos pensamentos. Deixamos de assumi-los.

Confesso a vocês que se eu seguisse todos os meus impulsos, muito provavelmente, não estaria aqui escrevendo este texto. Certamente estaria preso ou internado. Se eu acreditasse em todos os pensamentos que eu tive ou tenho, eu já teria surtado faz tempo.

Resumindo: todos temos pensamentos impublicáveis e terríveis, pelos seus motivos ou pelas suas consequências. A grande questão é o que fazemos com eles. Deixarmos ser dominados, ou, pior ainda, começarmos a pensar que somos exatamente aquilo tudo que pensamos.

Gente, é muito importante entender que pensamentos irracionais e ideias insanas não nos tornam pessoas ruins, mas sim, nos tornam PESSOAS. Pessoas sinceras e honestas, buscando não perder o contato com quem realmente somos.

Uma coisa boa pra se pensar é que todos os pensamentos, bons e nem tão bons assim, passam! Eles vêm e vão. Retornam muitas vezes, mas sempre vão. Nenhum dura para sempre, a menos que eu o alimente com meu medo, ou fuja dele todo o tempo. Aí sim, ele me perseguirá.

O ideal seria manter contato com essas ideias, desejos e impulsos a fim de buscarmos melhorar e crescer. Ver esse “eu” interior como uma faceta de nós mesmos, plenamente aceitável. Assim crescemos cada dia mais.

Todos temos medo de alguma coisa, não importa quem sejamos ou quão durões possamos aparentar ser. O medo é inerente ao ser humano, mas a capacidade de superá-lo também o é. Devemos enfrentar nossos medos todos os dias e vencê-los. Não é fácil, mas é necessário.

Infelizmente, todos seguiremos com pensamentos, vontades e desejos impublicáveis em nossa mente. Em alguns momentos seremos guiados por nossos piores impulsos. Quando isso acontecer, tente lembrar, todos somos humanos!

Seus piores pensamentos, impulsos e medos não fazem de você uma pessoa ruim, eles simplesmente fazem você ser humano.

Nenhum comentário: