segunda-feira, 4 de janeiro de 2021

Duas notícias pra você.

Eu retomei meus textos este ano e tenho duas notícias pra você. Uma boa e outra nem tanto. A boa é que começamos um novo ano. A outra, não tão boa, é que nada mudou.

Uma expressão muito comum de se ouvir em tempos como este é: “ano novo, vida nova”. E é muito bom saber que sempre há possibilidade de renovação, mas é preciso estar atento a uma coisa: sem ação, nada acontece.

Seria muito importante repensar a vida numa perspectiva real e centrada em si mesmo. Não estou falando de egoísmo ou algo parecido. Falo da origem das mudanças que devem partir de cada um de nós.

Todos sabemos que o que faz a vida ser nova não é a “virada do ano”.  Se não mudarmos nossa atitude, nada mudará. Pensar que, só porque reiniciamos a contagem dos dias e meses, as coisas vão mudar é uma ilusão perigosa que nos abrevia as frustrações e gera desanimo precoce.  A nossa vida segue o fluxo natural sem qualquer sombra de alteração, dia após dia. Hoje é segunda-feira, 4 de Janeiro de 2021. Estou escrevendo este texto na primeira hora da manhã. Daqui a pouco retornarei para o meu trabalho. Os problemas estarão lá pra serem resolvidos. Sabe aquele boleto maroto, que vencerá em alguns dias? Também está lá na mesa esperando a quitação, juntinho daquele outro que nem esperou o ano virar e já venceu.  Os mesmos compromissos fixos, os problemas que ficaram no mês passado para que eu possa resolver este mês, aquele pneuzinho de trator em volta do abdômen... Enfim nada mudou. Estou pessimista demais? Nada disso. Muito pelo contrário.

A boa notícia é que a minha posição diante das coisas, a minha esperança na possibilidade de autorrenovarão serão o instrumento mágico que fará diferença de agora em diante.  Isso vale pra todos nós. Cada um de nós tem a oportunidade de refazer sua vida a cada dia. A grande verdade é que não precisamos esperar que vire o ano para que as mudanças ocorram. Sim, somos humanos e, por isso, ritos e símbolos são necessários para nos ajudar a significar uma série de coisas. Nada contra, mas é preciso ter consciência de que as palavras precisam da ação para serem confirmadas. Não basta fazer resoluções de ano novo do tipo: “nossa, eu vou mudar; vou emagrecer; vou fazer dieta tal;  eu vou largar isso; eu vou conversar menos pelo WhatsApp e mais pessoalmente”; e por aí vai.

Pense comigo: Talvez você more em uma casa que já não atende mais as suas necessidades. É pequena, mal localizada, longe do seu trabalho e dos seus amigos. Nem mesmo do estilo dela você tem gostado mais, pois está velha e com problemas por todos os lados. Você precisa mudar. Então, sai a procura de uma nova casa ou apartamento e encontra! É bonito, espaçoso, perto de tudo que você precisa e gosta, preço ótimo que cabe no seu bolso. Agora é só esperar a virada do ano e então...zaz! Vida nova, casa nova. É assim que funciona? Nunquinha!

A vida da gente é assim. A hora certa para fazer a mudança sempre será o agora, no momento em que você perceber a necessidade e/ou a oportunidade para mudar. Não tem que ser necessariamente em janeiro ou nas viradas de ano nem em datas específicas.

Eu amo festas de réveillon. Gosto do simbolismo e entendo que a esperança renovada é um motivador poderoso. Neste início de novo ciclo, usemos essa força para dar início a novos projetos, renovar (e realizar) compromissos, ir para academia, começar dietas, mas pensando sempre que a mudança real, a virada que faz tudo valer a pena, acontece em nossa mente, na renovação das nossas ideias e vontades; na ousadia de enxergar a vida por outro prisma, sem medo de errar, nem de recomeçar. Feliz vida nova pra você!

Nenhum comentário: