quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Menos um...


Soldados da Transição fotografam corpo de Kadafi-Foto FP
São 16h30min. Acabo de saber da morte do Muamar kadafi. Estou assustado. Durante toda a minha infância e adolescência ouvi falar desse senhor como o homem forte da Líbia. Em alguns momentos era tido como algoz, em outros fazia declarações que surpreendiam os mais pacifistas. Estou aqui matutando: como um homem que se mantém no poder por mais de duas décadas cai em menos de dois meses?

Não defendo os governos totalitários e despóticos que ainda imperam mundo afora, muito pelo contrário. Sou um amante da liberdade e da expressão livre do ser humano em sua totalidade.



O que me assusta é exatamente essa rapidez com que governos desse tipo têm caído e sem que se veja a força que os tem derrubado.

Em menos de dois anos os regimes do Iraque, Egito e Líbia caíram. Levantes ‘“populares”, grupos dissidentes insurgiram usando armas inéditas tais como twitter e facebook para propagar suas ideias e arregimentar seguidores para as praças públicas.

Nada mais legitimo que a luta pela liberdade, pela livre expressão e pela garantia dos direitos individuais. Mas por que nenhum dos lideres despóticos derrubados sobreviveram aos golpes (sim, porque não deixam de ser golpes) para que fossem julgados e condenados por seus crimes?

Tenho absoluta certeza de que nenhuma corte absolveria Kadfi, Sadam, Mubarak ou qualquer outro que agisse dentro desses moldes. Mas não, eles foram mortos "em combate" (exceto Sadam), lutando contra homens que até alguns meses atrás não ousaram levantar-se para erguer um grito sequer diante de seus governos. Estranho...

Lamento as mortes em ambos os lados, mas principalmente as mortes para as quais não houve julgamento prévio; mortes sumárias de homens que, talvez, por abrirem seus baús de memórias diante de um tribunal, poderiam alardear terror a muitos ocupantes de cargos expressivos nas nações lideres do mundo livre.

A pergunta que quero deixar é a seguinte: se homens que se mantêm no poder por décadas em questão de dias são depostos e mortos por seus opositores, o que ocorrerá com pessoas comuns como eu e você caso, em algum momento, possamos ter ideias e atitudes que destoem do senso comum da liberdade vigente?

Sinceramente, quando vejo julgamentos sumários de homens como esses não me alegro. Temo que um dia isso possa acontecer com cidadãos comuns em algum tempo  e lugar.

Estamos contemplando uma nova era surgindo. Qual senso de justiça nos aguarda nesse novo tempo?

4 comentários:

Ivamara Ferreira disse...

Um poder paralelo?! Há que se refletir. Muito pertinente a sua colocação. Coincidências não existem.

Ivamara Ferreira disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Ivamara Ferreira disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Ivamara Ferreira disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.