segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Ímãs e engrenagens

Quando era criança gostava muito de brincar com ímãs. Meu pai me presenteava com alguns de vez em quando e eu passava horas entretido vendo as peças repelirem ou se atraírem. Pólos iguais se repeliam, pólos opostos se atraiam.
Os opostos se atraem e os iguais se repelem. Quando se trata de magnetismo, este princípio natural é axiomático. Mas isso também é verdadeiro para relacionamentos românticos? Creio que quando se trata de assuntos do coração a coisa tende a ser bem diferente.
Um imã quando se sente atraído pelo outro imediatamente procura até encontrar o lado que o atrai. Une-se a ele e pronto. Essa união aumenta o peso e dificulta a locomoção de ambos. Com o tempo tornam-se um fardo para o outro, mas podem nem perceber isso, já que são tão iguais.
Nas relações interpessoais, especialmente as afetivas, prefiro pensar nas engrenagens. Elas jamais são iguais, têm dentes e orifícios, pesos e encaixes diferentes. Para que algo funcione, precisam achar o encaixe perfeito. E quando as peças encontram seu encaixe, as coisas fluem maravilhosamente bem.  Naturalmente ocorrerão atritos, já que são diferentes em sua estrutura, mas nada que um lubrificante não possa resolver.
Penso que para ter uma vida plena e feliz necessariamente o casal não precisa possuir os mesmos gostos, as mesmas virtudes, os mesmos valores e até os mesmos defeitos. Eles apenas necessitam ter uma melhor compreensão de suas diferenças.

Melhor que tentar viver uma vida de opostos, onde estar colado um no outro só aumenta o peso e dificulta a locomoção, que tal pensarmos em buscar nosso melhor encaixe, e fazer com que as coisas fluam cada vez mais e melhor em nossos relacionamentos?

Nenhum comentário: