quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Relacionamentos tóxicos



Então, o que exatamente é um relacionamento tóxico e como você sabe se você está em um?

Com poucas exceções, os seres humanos querem ser emocionalmente e fisicamente próximos uns dos outros. A vida parece melhor quando é compartilhada. E ainda nenhuma área do esforço humano parece mais repleta de desafios e dificuldades do que as nossas relações uns com os outros. Relacionamentos, como a maioria das coisas na vida que vale a pena ter, exigem esforço.

Mesmo bons relacionamentos dão trabalho. Afinal de contas, nossos amigos próximos, pessoas significativas, e até mesmo nossos pais não são perfeitos.Temos que aprender a acomodar e adaptar-nos às suas idiossincrasias, suas falhas, seus humores, etc., assim como eles devem aprender a fazer o mesmo conosco. E vale a pena.

Algumas relações, contudo, são mais difíceis e exigem mais trabalho proporcionalmente. Algumas pessoas terão mais dificuldades em relacionamentos que outras; alguns terão mais desencontros que outros. Mas é exatamente porque valorizamos as relações que estamos dispostos a fazer o esforço necessário para mantê-las.

Mas alguns relacionamentos atingem um grau de dificuldade tal que se tornam tóxicos. Por definição, um relacionamento tóxico é uma relação caracterizada por comportamentos de parceiro tóxico que são emocionalmente e, não raro, fisicamente prejudicial para o seu parceiro. Enquanto um relacionamento saudável contribui para a nossa auto-estima e energia emocional, o relacionamento tóxico causa danos a auto-estima e drena a energia. Um relacionamento saudável envolve carinho mútuo, respeito e compaixão, um interesse no bem-estar do nosso parceiro e crescimento, a capacidade de compartilhar o controle e a tomada de decisões, em suma, um desejo comum para a felicidade do outro. Um relacionamento saudável é um relacionamento seguro, um relacionamento onde podemos ser nós mesmos, sem medo, um lugar onde se sinta confortável e seguro. Um relacionamento tóxico, por outro lado, não é um local seguro. Um relacionamento tóxico é caracterizado pela insegurança, egocentrismo, dominação, controle.

Tenha em mente que é preciso duas pessoas para ter um relacionamento tóxico. É preciso olhar para os comportamentos do parceiro tóxico, mas temos de olhar, ainda que com dificuldade para o indivíduo que é o recebedor do comportamento tóxico, nós mesmos (caso você se encontre nessa posição).

Enquanto algumas relações difíceis podem abrir nossos olhos para novas perspectivas e expandir nossa consciência, algumas obviamente podem nos fechar para o mundo e impedir o nosso desenvolvimento. Nossa intuição irá alertar-nos de uma forma ou de outra.

É importante saber quando você está em um relacionamento tóxico assim você poderá escolher algo melhor para si mesmo.

Nenhum comentário: