terça-feira, 13 de outubro de 2015

Resiliência

Como as pessoas lidam com eventos difíceis que mudam suas vidas? A morte de um ente querido, a perda de um emprego, doença grave, ataques terroristas e outros eventos traumáticos: todos estes são exemplos de experiências de vida muito difíceis. Muitas pessoas reagem a essas circunstâncias com uma enxurrada de emoções fortes e uma sensação de incertezas.
No entanto, as pessoas geralmente se adaptam bem ao longo do tempo a situações de mudança de vida e condições estressantes. O que lhes permite fazê-lo? Trata-se de resiliência, um processo contínuo que requer tempo e esforço e envolve as pessoas em tomar uma série de medidas.
Resiliência é o processo de adaptar-se bem em face da adversidade, trauma, tragédia, ameaças ou fontes importantes de estresse - como problemas familiares e de relacionamento, problemas graves de saúde ou no local de trabalho e estressores financeiros. Significa "aprender a lidar" com as experiências difíceis.
Ser resiliente não significa que uma pessoa não senta dificuldade ou sofrimento. Dor emocional e tristeza são comuns em pessoas que sofreram grande adversidade ou traumas em suas vidas. Na verdade, o caminho para a resiliência é susceptível de envolver sofrimento emocional considerável.
Resiliência não é uma característica que as pessoas têm ou não têm. Trata-se de comportamentos, pensamentos e ações que podem ser aprendidas e desenvolvidas em alguém.
O principal fator na resistência está em ter um relacionamento de amor e de apoio dentro e fora da família. Relações que criam amor e confiança, fornecem modelos e oferecem encorajamento e confiança que ajudam a reforçar a capacidade de resistência de uma pessoa.
Vários fatores adicionais estão associados com a resistência, incluindo:
  • ·         A capacidade de fazer planos realistas e tomar medidas para realizá-los.
  • ·         Uma visão positiva de si mesmo e confiança em suas forças e habilidades.
  • ·         Habilidades de comunicação e resolução de problemas.
  • ·         A capacidade de gerir sentimentos e impulsos fortes.

Todos estes são fatores que as pessoas podem desenvolver em si mesmos. Desenvolver a resiliência é uma jornada pessoal. As pessoas não reagem da mesma maneira para eventos de vida traumáticos e estressantes. Uma abordagem para a construção de resiliência que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Resiliência envolve a manutenção da flexibilidade e do equilíbrio em nossa vida na forma como lidamos com situações estressantes e eventos traumáticos. 
Quando enfrentamos obstáculos encontramos reservas ocultas de coragem e resistência que não sabíamos que tínhamos. E é só quando somos confrontados com o fracasso nos damos conta de que esses recursos estavam sempre lá dentro de nós. Nós só precisamos encontrá-los e seguir em frente com nossas vidas.


Nenhum comentário: